No final de fevereiro, a Câmara Municipal de Los Angeles aprovou uma moção que prevê o fim da aquisição de produtos de empresas ligadas ao desmatamento da Amazônia ou que estão envolvidas em ações prejudiciais aos indígenas.
A iniciativa foi dos vereadores Paul Korez e David Ryu, que receberam grande apoio do ator vegano Joaquin Phoenix e do músico vegano Moby, que já utilizaram várias vezes a popularidade para denunciar tanto o desmatamento quanto os incêndios florestais na maior floresta tropical do mundo.
“Precisamos mudar a maneira como a cidade gasta seu dinheiro para que o governo brasileiro e as empresas cúmplices dessa terrível ação saibam que a floresta amazônica é um tesouro internacional”, disse Paul Koretz.
Moby e Phoenix acompanharam a votação do projeto aprovado por unanimidade e comemoraram o resultado. Agora eles querem que a medida, que também foi colocada em prática em Nova York, se estenda para outras cidades dos EUA.
“Temos apenas uma floresta amazônica e todos temos o papel como consumidores e cidadãos globais de protegê-la”, declarou o vereador David Ryu.
Em um discurso registrado pela World Animal News, Moby disse que se sente orgulhoso por essa decisão partindo da cidade onde ele nasceu e ainda vive. Também declarou que a agropecuária é a maior responsável pelo desmatamento da Amazônia.