Um javali assustado e desorientado acabou perdido na praia de Costa Blanca, em Benidorm, na Espanha, e atacou uma banhista após ser cercado e assediado por uma multidão. Desorientado, ele correu pela areia em meio a toalhas, guarda-sóis e pessoas surpresas. Autoridades foram acionadas para realizar o salvamento, mas antes de chegarem, o animal foi rodeado por banhistas que tentaram contê-lo da pior forma possível. Vendo-se sem saída, ele mordeu uma mulher para conseguir fugir.
Não há informações sobre a origem do animal, mas a principal teoria é que ele tenha fugido, talvez de caçadores, do Parque Natural da Serra Gelada, que consiste em mais de 5.000 hectares de costa que se estende pelas regiões de Benidorm, Alfaz del Pi e Altea. Ele chegou a fugr para o mar, mas estava aterrorizado. Especialistas alertam que a ação humana no habitat desses animais está forçando espécies silvestres a migrar para áreas ocupadas por seres humanos em busca de abrigo e alimento.
O javali conseguiu fugir, mas a previsão é que mais animais silvestres continuem aparecendo em regiões urbanas no futuro. O governo de Benidorm está traçando estratégias para impedir interações perigosas entre animais e seres humanos em, uma delas, criticada por ativistas em defesa dos direitos animais, incluir posicionar armadilhas ou atacar os animais com flechas. Nenhuma decisão foi tomada, mas apenas cogitar o extermínio dos animais já mostra um grande retrocesso.
A mulher mordida recebeu cuidados e ficou apenas com ferimentos leves. O número de javalis explodiu em toda a Europa, com as últimas estimativas agora superando cerca de 10 milhões de animais em todo o continente. Esses animais são cada vez mais atraídos para as cidades, onde vivem do lixo descartado pelos humanos.