Na correria do dia a dia, tem gente que passa pelos pássaros sem nem notar. Mas em Pedreira (SP), um jardineiro decidiu parar, olhar e… agir. Paulo Roberto Bataglioli, jardineiro há mais de 25 anos, transforma sobras de madeira em lares para aves: desde 2022, ele já instalou voluntariamente mais de mil ninhos em casas, empresas e chácaras da cidade.
Tudo começou quando ele percebeu que as aves estavam perdendo espaço para construir suas casas. Ao podar árvores durante o trabalho ou ver ninhos caindo, ele se sentia responsável por ajudar. Foi assim que nasceu a ideia de reaproveitar materiais e devolver aos pássaros o que a cidade lhes tirava.
“Eu considero os passarinhos como meus amigos. Se eu estou ali roçando, eles estão junto, comendo. E eu via que não tinha buraco pra eles fazerem ninho… Aí falei: ‘tem coisa sobrando por todo lado, vou fazer ninho’. E deu certo”, diz o jardineiro de 48 anos.
Com a ajuda da esposa, Paulo trabalha em cada detalhe: do bambu às madeiras reaproveitadas, do gancho metálico às pinturas coloridas que deixam as casinhas ainda mais bonitas. Quando encontra ninhos que já estão desgastados, reforma-os ou substitui por novos.
A motivação, segundo ele, não é agradar os clientes que contratam o serviço de jardinagem, nem mesmo agradar a si próprio. Ele faz isso unicamente pelas aves, para que elas possam nidificar tranquilamente. Seu desejo é que Pedreira acumule cada vez mais aves e cantos, assim como algumas cidades de Minas Gerais.