Uma jaguatirica, macho de 17 kg foi atropelada na manhã desta terça-feira (19), na rodovia Anhanguera, em Jundiaí e morreu. Segundo informações, o animal tinha aproximadamente cinco anos e ficou com diversas fraturas pelo corpo.
O veterinário Rogério Carvalho, que levava a sua filha para a escola, passou pelo local e ainda tentou salvar o felino que estava caído na rodovia. “Eu recolhi o animal, mas já estava morto. No instinto de veterinário ainda tentei salvar, mas não deu”, explicou Rogério em entrevista à TV TEM.
A espécie, que está em extinção, foi levada para a organização não governamental Mata Ciliar. “Esta jaguatirica é enorme, tem 17 kg, quando o máximo a que pode chegar é cerca de 20 kg. Pelas fraturas, ela levou uma pancada muito forte e morreu na hora”, explica a veterinária da ONG, Karen Buen.
Agora, os veterinários vão coletar material biológico do animal, como pelos e pele, para identificar as condições genéticas dele e depois disso a jaguatirica vai ser enterrada.
Onça atropelada
Há 2 anos, também na Anahnaguera, uma onça-parda foi atropelada e passou por cuidados e recentemente foi solta. O animal é monitorado a distância. Atualmente, a ONG cuida de 28 jaguatiricas. São animais que foram atropelados ou filhotes que se perderam da mãe.
Fonte: Rede Bom Dia