A jaguatirica que foi capturada em um sítio na noite de segunda-feira (18), em Franca (SP), será solta em 15 dias, segundo os veterinários. O felino sofreu ferimentos ao tentar se livrar da armadilha e, por enquanto, precisa de cuidados médicos para se recuperar e ganhar liberdade.
O animal, macho, pesa 12 quilos. Antibiótico, anti-inflamatório e carne fazem parte do tratamento de recuperação dos ferimentos. A jaguatirica está em companhia de um cachorro rotweiller, que teve intoxicação alimentar, e de um tucano, capturado há dois meses em um cativeiro clandestino.
Jaguatirica
Jaguatirica, ocelote ou gato-do-mato é um felino cujo nome científico é Leopardus pardalis, originariamente encontrado na Mata Atlântica e outras matas brasileiras. Distribuída por toda a América Latina, é encontrada também no sul dos Estados Unidos. De hábitos noturnos, passa a maior parte do dia dormindo nos galhos das árvores ou escondido entre a vegetação.
A jaguatirica alimenta-se de mamíferos pequenos e médios, como roedores, macacos e morcegos. Vive cerca de 20 anos e mede entre 65 cm e um metro de comprimento e pesa entre oito e 16 quilos.
Fonte: EPTV