Uma jaguatirica foi recolhida pela Polícia Militar Ambiental na tarde deste sábado (20) em uma propriedade localizada no município de Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo. Segundo a polícia, a jaguatirica foi recolhida após ter sido captura em uma armadilha. Segundo um morador local, um animal até então não identificado estava frequentando o quintal de sua residência causando-lhe prejuízos (sic) matando suas galinhas, motivo pelo qual, solicitou por empréstimo uma armadilha junto ao Ibama para sua captura. O animal recolhido foi encaminhado para a floresta e passa bem.
Após colocar a armadilha em um ponto estratégico, o animal foi capturado, logo então identificado como uma jaguatirica, sendo então acionados os policiais ambientais para o recolhimento. Chegando ao local, os policiais recolheram a jaguatirica, que em uma avaliação preliminar, não tem nenhum ferimento e a encaminharam para Floresta Nacional do Rio Preto em Conceição da Barra, para uma avaliação veterinária e posterior reintrodução ao seu habitat natural.
A jaguatirica, segundo a Polícia Ambiental, está na lista de animais em risco de extinção, principalmente por causa da caça e destruição do seu habitat natural.
Fonte: G1