Um filhote de jaguatirica apareceu na manhã desta sexta-feira (20) e assustou moradores de um condomínio localizado na Avenida Presidente Kennedy, Zona Leste de Teresina. Um funcionário que fazia a manutenção em uma das piscinas avistou o felino e acionou a Polícia Ambiental. Os policiais tiveram trabalho para recapturar o animal e usaram tranquilizantes para imobilizar e tirar a jaquatirica de dentro da casa de gás onde estava escondida.
O vigilante do condomínio relatou que o funcionário trabalhava na piscina e inicialmente achou que se tratava de um gato, mas ao se aproximar do local que o felino estava viu que era um animal maior e resolveu procurar ajuda. “Ela (jaguatirica) estava perto da caixa de bomba da piscina e depois correu e se escondeu na casa de gás do condomínio”, disse o vigilante.
A tenente coronel Júlia Beatriz, comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental disse que o filhote de jaguatirica passará por alguns exames e dependendo do resultado poderá ser reinserida no seu habitat ou ser encaminhada para o Parque Zoobotânico.
“Esses animais acabam aparecendo nesses lugares como resultado da invasão do homem ao seu espaço natural. Como o condomínio fica próximo a uma área de mata é mais propícia a aparição desses animais silvestres. Essas construções acabaram por invadir o habitat desses animais”, disse.
Segundo especialistas, a jaguatirica, considerada um felino de tamanho médio, é o terceiro maior felino da América, ficando atrás somente da onça pintada e do puma.
Capivara
Além do filhote de jaguatirica, a Polícia Ambiental também fez a apreensão de uma capivara na mesma região. O animal estava na Avenida Presidente Kennedy quando foi recapturado e levado para o Parque da Cidade, na Zona Norte. Ao chegar no local, a capivara acabou escapando e os policiais tiveram bastante trabalho para pegá-la de volta.
O animal também será submetido a exames e só depois definido o local para onde irá.
Uma cobra jiboia também foi apreendida pela Polícia Ambiental na Zona Norte da capital.
Fonte: G1