EnglishEspañolPortuguês

CEARÁ

Jacaretinga preso em rede de pesca é resgatado por bombeiros

5 de agosto de 2021
Kauana Kempner Diogo I Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Corpo de Bombeiros do Ceará

No sábado (24), uma equipe do Corpo de Bombeiros do Ceará resgatou uma jacaretinga, na cidade de Independência, interior do Ceará. O animal com cerca de 1,50 metros foi encontrado preso em uma rede de pesca em uma fazenda. 

Conforme informações do portal G1, outros animais da mesma espécie foram encontrados e resgatados em outros municípios, como Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Ipueiras e Crateús.

Os bombeiros foram chamados até o local e, ao chegarem encontraram o réptil imobilizado com cordas. Para fazerem a captura do animal, utilizaram um laço tipo cambão para evitar ferimentos no animal, além de ser mais seguro para os profissionais.

Conforme os bombeiros, “o laço tipo cambão é o instrumento mais utilizado para captura e imobilização de pequenos animais, sendo confeccionado em alumínio resistente com cabo em aço encapado, medindo cerca de 150 cm de comprimento e possui um dispositivo de travamento e soltura, permitindo a captura com segurança para o animal e por conseguinte para o bombeiro militar”.

A jacaretinga resgata se encontrava saudável  foi recolhida para a região de mata fechada da localidade próxima de uma fonte de água, compatível com seu habitat natural.

Como prevenir

Todos os animais silvestres são protegidos pela lei de crimes ambientais. O Corpo de Bombeiros faz alerta para quais cuidados se deve tomar ao encontrar um animal silvestre.

Mantenha-se sempre distante do animal e não tente capturá-lo para não ferir ou machucar o animal. Chame imediatamente uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193, que funciona 24h, até mesmo em fins de semana e feriados e a ligação é gratuita.

Os Bombeiros também orientam que quando encontrarem animais em vias de tráfego, reduza a velocidade ou pare o veículo. Evitando acidentes, e não ferindo o animal, que pode o levar à morte.

Você viu?

Ir para o topo