EnglishEspañolPortuguês

PANTANAL

Jacarés são resgatados em piscinas de pousada desativada no Mato Grosso

Apesar de aproveitarem a água acumulada, eles corriam perigo por falta de alimento

4 de agosto de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Karla Silva/Sema-MT

Oito jacarés foram resgatados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) no Mato Grosso no último dia 31, mas o caso só foi divulgado na sexta-feira (02/08). O jacarés estavam em duas piscinas de uma pousada desativada na Estrada Parque Transpantaneira, na região do Pantanal.

Os jacarés utilizavam a água acumulada no local, mas corriam o perigo de morrer, pois estavam há dias sem comida, de acordo com o governo do Mato Grosso. Uma estratégia foi montada por dois veterinários e um biólogo para retirá-los da piscina.

 

“Sem técnica, esse trabalho seria impossível. Todo o ambiente foi analisado. O cambão fez a diferença por precisar imobilizar cada jacaré. Os adultos deram mais trabalho devido ao tamanho e peso, sendo necessário içar e puxar”, disse Waldo Troy, gerente de Fauna Silvestre da Sema.

Foto: Karla Silva/Sema-MT

Após serem resgatados, os oito jacarés foram libertados em uma lagoa no espaço da Ampara Silvestre, na Transpantaneira, e serão monitorados por especialistas.

De acordo com a veterinária Caroline Machado, um dos filhotes estava muito magro e sem energia. “Aplicamos um complexo vitamínico, e vamos observar sua evolução”, explicou ela.

 

    Você viu?

    Ir para o topo