EnglishEspañolPortuguês

FLORIANÓPOLIS (SC)

Jacarés-de-papo-amarelo são encontrados sem cabeça e sem rabo em mangue

10 de novembro de 2021
Heloisa Araujo | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Felipe Carneiro / Agência RBS

No último sábado (06/11), dois jacarés-de-papo-amarelo foram encontrados mortos na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Os animais estavam sem cabeça, com cortes de faca no pescoço e dentro de uma poça de óleo.

Os jacarés-de-papo-amarelo fazem parte da lista de animais em risco de extinção do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Apesar da coincidência, os dois crimes ambientais, morte de animal silvestre e despejo de substâncias, não têm relação. É o que indica a investigação da Polícia Militar Ambiental (PMA).

“Em princípio os animais não foram mortos pelo óleo mas pela ação do homem. Os jacarés foram encontrados após os moradores tentarem identificar de onde surgiu a substância”, afirma comandante do 1º Batalhão da PMA, coronel Marledo Egídio Costa em entrevista ao portal NSC.

Quem encontrou e tirou as fotografias dos animais foi o arquiteto Guga Andrade, que também mora na região.

“Caminhei e acompanhei a região durante toda a pandemia. Já vi lontras, uma família de jacarés e também capivara. Gosto de vir para ver os jacarés. Ver isso foi bastante chocante e triste”, conta o morador.

O local, que abriga um shopping nas redondezas, faz parte da área que compõe o segundo maior manguezal urbano do país.

As investigações para identificar a casa do vazamento de óleo e dos assassinatos dos animais continuam.

Você viu?

Ir para o topo