A presença de um jacaré na Praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré tem chamado a atenção de visitantes que frequentam o local diariamente. “O bicho deve ter uns dois metros e aparenta estar saudável, mas em busca de comida, claro”, conta o corretor de imóveis Paulo Struthos. A praça foi invadida pela água do Rio Madeira, que atingiu a cota de 19,68 metros nesta sexta-feira (28), e foi interditada por questão de segurança desde a semana passada. Polícia Militar Ambiental e Bombeiros dizem não ter conhecimento da situação.
O animal pode ser visto, principalmente, no período da manhã, quando o número de visitantes e o barulho é menor, segundo Paulo. “Quando o flagrei ele estava tranquilão, tomando seu banho de sol”, diz Struthos.
Vendedores ambulantes da praça dizem que a movimentação após a aparição do filhote de jacaré foi grande. “Apareceu mais gente que o normal aqui nesses últimos dias, todo mundo querendo ver o bicho nadando aí. O pessoal só precisa ter cuidado com a água, pois o que ouvimos dizer é que está muito contaminada”, disse vendedor de cachorro-quente, Raimundo Nonato.
O Corpo de Bombeiros informou que o resgate deste tipo é de responsabilidade da PM Ambiental e que o órgão só atua em situações esporádicas quando acionado pela população, mas que até o momento não foi informado sobre o caso. A Polícia Ambiental informou que também não recebeu nenhum chamado.
Mocambo
No dia 8 de março, moradores do Bairro Mocambo, região central de Porto Velho, também foram surpreendidos pela presença de um jacaré de quase dois metros de comprimento, morto, nas águas que inundaram a Travessa Mamoré com Rua Jacy-Paraná. Testemunhas afirmaram que outros jacarés já foram vistos na área, e acreditam que o animal tenha morrido devido ao contato com a água contaminada.
Fonte: G1