(da Redação)
Policias do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) resgataram um jacaré no quintal da casa de um morador do bairro Morro da Lagoa, em Vilha Velha, no Espírito Santo.
A equipe de resgate prosseguiu ao local de imediato e constatou a existência do jacaré-de-papo amarelho, mendido 1m40 e pensando cerca de 40 quilos.
O eletricista de 52 anos, Joaquim de Souza Gomes, que solicitou o resgate, disse que encontrou o animal quando ouviu seus cães latindo muito. Eles retirou seus cães do quintal, o cercou bom pedaços de madeira e chamou a polícia imediatamente. “Tomei o maior susto, pois nunca vi um jacaré tão grande, assim de pertinho”, informou o morador.
Por telefone, os policiais indicaram que o solicitante mantivesse animais e crianças longe do animal, para que qualquer incidente fosse evitado.
Segundo os policiais, a chácara atendida fica próxima a uma área alagada do bairro e o réptil pode ter sido levado pela chuvas para o quintal da propriedade.
Com o uso dos equipamentos de contenção e manejo, atrelado à prática profissional necessária à tropa da Unidade Especializada, o réptil foi contido pelos policiais, ainda no quintal do solicitante e apresentava-se bastante agitado, adentrando em um buraco medindo 3mx4m de largura e 2,5m de profundidade, dando muito trabalhado para a conclusão do resgate.
O animal foi solto às margens de um rio distante dos centro urbanos no município de Cariacica.