EnglishEspañolPortuguês

Jacaré luta para sobreviver em lagoa poluída de Belo Horizonte (MG)

21 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Um jacaré luta para sobreviver em meio à poluição na lagoa da Pampulha, cartão-postal de Belo Horizonte (MG). A pele do animal se confunde com a espessa camada verde, que mistura lodo e lixo na superfície da lagoa.

Créditos: Marcelo Prates/BODOK PHOTOS

O gerente de planejamento e monitoramento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente Weber Coutinho conta que o jacaré apareceu na lagoa no começo da década de 90, trazido por um morador da cidade que viajou ao pantanal. A hipótese é de que o réptil tenha sido criado em cativeiro e, como cresceu e ficou grande demais para ficar dentro de uma casa, foi abandonado na lagoa.

O jacaré vivo e solitário, segundo o gerente do Meio Ambiente, não costuma amedrontar ou atrapalhar os visitantes que costumam passear pela orla da lagoa.

Despoluir até a Copa 2014

Coutinho afirma que as prefeituras da capital mineiral e de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, trabalham desde 2000 para despoluir a lagoa da Pampulha, para onde vai parte do esgoto das casas das duas cidades. A meta é intensificar este trabalho até a Copa de 2014, que será no Brasil.

Fonte: Olhar Direto

Você viu?

Ir para o topo