O jacaré Fritz, mais famoso habitante do rio Cachoeira, em Joinville (SC) foi encontrado por uma mulher num terreno a menos de cem metros do rio. Fritz já está de volta ao rio.
Ele foi visto por volta das 17h30. A idosa capinava no terreno atrás da Casa Amarela quando viu o réptil. Largou tudo e chamou ajuda. A Polícia Ambiental não demorou para chegar.
“Ele estava estressado, muito agitado, se debatendo”, contou o soldado Claudimar Felski, da PM Ambiental. Ninguém entendeu até agora como o jacaré foi parar ali. É provável que tenha se movido à noite. Não há ligação direta entre o terreno onde foi encontrado e a Hermann Lepper. “Talvez, ele tenha achado algum espaço na tubulação de esgoto”, especulou o policial. A dona do terreno também não sabe.
A saída de Fritz ocorreu um ano após a última vez que ele foi visto fora do rio. Não é por acaso. Segundo biólogos, a época é de acasalamento. O animal deixa seu habitat e sai em busca de uma fêmea.
Se há alguma dúvida de que o jacaré fujão é o Fritz? “Nenhuma. Ele tem um sinal característico perto das narinas, além do tamanho. Os outros dois são diferentes”, disse Altamir Andrade, do Instituto Viva Cachoeira (IVC), organização não governamental com foco no rio.
*Com informações de A Notícia