O jacaré que habitava o Lago do Centenário de Ourinhos (SP) apareceu morto e boiando, na manhã deste sábado (1º), após se engasgar com uma sacola plástica.
De acordo com a Prefeitura de Ourinhos, um munícipe acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura informando que o jacaré estava morto nas águas do lago.
No local, os servidores da secretaria providenciaram a remoção do animal de dentro do lago. A operação de retirada foi acompanhada por um veterinário, que constatou a morte do jacaré.
Em verificação visual, não foi identificado nenhum machucado, buraco ou qualquer outra marca que pudesse caracterizar que o animal tivesse sido vítima de agressão.
Antes da correta destinação da carcaça do jacaré, uma nova avaliação foi realizada com a intenção de identificar a causa da sua morte. Os veterinários encontraram na garganta do animal uma sacola plástica que teria causado a asfixia.
Por se tratar de animal silvestre em seu habitat natural, o jacaré foi conduzido pela viatura da secretaria para a base da Polícia Ambiental.
Segundo a prefeitura, o lago continuará sendo monitorado pela secretaria para saber se ainda existem outros animais da espécie.
Aparições
Visitantes do lago do Parque Centenário, em Ourinhos, flagraram o jacaré duas vezes este ano. Na primeira aparição, em janeiro, imagens mostraram o réptil nadando e também na margem do lago.
O caso gerou preocupação na população com possíveis ataques, mas o poder público municipal garantiu que não havia risco para humanos.
No último dia 20 de março, o animal voltou a aparecer. Imagens que circularam pelas redes sociais mostraram o réptil nadando tranquilamente. Em dado momento, ele abocanha algumas vezes o que parece ser um graveto.
Segundo relatos de pessoas que frequentam o lago, onde há pedalinho e ampla prática de pesca esportiva, o jacaré teria se alimentado de patos que vivem no local.
Fonte: g1