Toc, toc. Quem é? O jacaré da vizinhança. O que pode parecer o começo de uma piada aconteceu de verdade no estado da Flórida, nos EUA. Moradores de um condomínio receberam uma bela surpresa na porta de casa na última sexta-feira: um jacaré com uma cadeira presa na cabeça.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais pelo gabinete do xerife do condado de Lee mostra o animal chegando à pequena varanda de um apartamento em Fort Myers e tentando passar por debaixo de uma cadeira. O animal, no entanto, é grande demais e a cadeira fica presa ao seu corpo enquanto ele anda em direção à porta do apartamento. Na próxima cena, o jacaré vai até em uma porta diferente, desta vez, já sem cadeira.
Depois de receberem um chamado dos moradores, que não sabiam como proceder, os policiais do condado e um funcionário da Comissão de Pesca e Vida Selvagem da Flórida se mobilizaram para remover o animal com segurança, como é possível ver nas imagens. Foram necessárias quatro pessoas para colocá-lo na caçamba de uma caminhonete e levá-lo para um local adequado.
Ver essa foto no Instagram
Os jacarés-americanos (Alligator mississippiensis) são comuns em todos os condados da Flórida, de acordo com o Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Flórida, e têm uma população saudável em todo o estado.
Eles preferem lagos de água doce, rios de fluxo lento e pântanos, mas também podem ser encontrados em habitats de água salobra e raramente em água salgada. Sua dieta inclui presas abundantes e facilmente acessíveis. Jacarés juvenis alimentam-se principalmente de insetos, anfíbios, pequenos peixes e outros invertebrados. Já os adultos preferem peixes maiores, cobras, tartarugas, pequenos mamíferos e pássaros.
A principal ameaça enfrentada pelo jacaré-americano é a destruição e degradação do seu habitat de zonas úmidas, que ocorre frequentemente em associação com o desenvolvimento humano. Além disso, os ninhos de jacarés podem ser depredados por guaxinins e ursos, e os juvenis são vulneráveis à predação por aves pernaltas, lontras e jacarés maiores.
Fonte: Um só Planeta