A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu (SP) resgatou, na última quarta-feira (21), um jabuti (geochelone carbonaria) no terreno de uma residência na Vila Maria, região Leste.
O réptil foi encaminhado para o Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (Cempas) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp de Botucatu. Esta espécie de jabuti se alimenta de vegetais, frutas e carne. O jabuti é um animal silvestre.
Atendimento unificado
Atualmente, Botucatu conta com um atendimento unificado para o resgate de animais silvestres na Cidade. A Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, GCM e Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) estão capacitados para atender a população que solicita o resgate de animais silvestres na área urbana e rural do Munícipio.
O munícipe precisa dar apenas um telefonema para qualquer uma das instituições para que seja atendido em sua solicitação de resgate ou de orientação de como proceder com segurança frente a um animal silvestre.
É importante que as pessoas, ao encontrarem animais silvestres em alguma situação de risco, entrem em contato com profissionais capacitados para o resgate. Dessa maneira, evita-se a exposição de familiares e outras pessoas a possíveis acidentes como mordidas e arranhaduras, ou doenças que esses animais possam ser portadores.
Todos os animais silvestres capturados são encaminhados ao Cempas da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu.
Fonte: Jc net