EnglishEspañolPortuguês

AMADO E RESPEITADO

'Já é da família': idoso de 68 anos viraliza ao passear com porco no Piauí

José Pereira criou Totó desde o nascimento; animal virou parte da família.

20 de dezembro de 2025
Aric Lages
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Aric Lages / g1

A história de um idoso que anda pelas ruas de Teresina acompanhado de um porco tem chamado a atenção e viralizou nas redes sociais. Trata-se do pedreiro aposentado José Pereira, de 68 anos, e o porquinho Totó, de 6 meses.

Ao g1, José contou que Totó foi o único sobrevivente de uma ninhada com dez filhotes. Diante da situação, ele decidiu assumir os cuidados do animal ainda recém-nascido. A mãe do animal é criada em um sítio na zona rural da capital.

“Quando a mãe dele pariu, foram dez, e só ele sobreviveu. Aí eu me apeguei e trouxe pra cá”, contou.

O idoso relata que passou a alimentar o leitão diariamente com leite e acompanhou de perto a saúde da porca, que adoeceu após o parto.

“Eu comprei remédio, levei injeção pra mãe dele ficar boa. Depois comecei a dar leite pra ele todo dia, desde filhotinho”.

Reinaldo, vigilante de uma faculdade próxima de onde José e Totó moram, conta que acompanha o crescimento do animal há algum tempo.

“Eu vi quando ele era bem pequenininho. De um dia para o outro ele cresceu, tá gordo, tá forte, tá bonito. É uma cena muito rara. A gente vê mais gente passando com cachorro, já ele, passa com um porco”, afirmou.

Foto: Aric Lages / g1

Com o passar do tempo, Totó cresceu dentro de casa e virou parte da família. No início, segundo José, houve receio por parte de alguns parentes.

A convivência chamou a atenção da internet após vídeos dos passeios de José com o porco começarem a circular nas redes sociais.

“O pessoal diz: ‘eu vi você no TikTok’. Quando passa na rua, reconhece a gente”, disse.

Dentro de casa, Totó já é tratado como membro da família. Lyara Maria, de 11 anos, neta de José, descreve a relação com o animal e diz considerar o animal como outro irmão.

“Ele é um irmão pra mim. Eu fico com ele, faço carinho, falo com ele, gosto muito dele. Desde que ele era pequenininho”.

A menina brinca que a convivência mudou com o crescimento de Totó. “Agora ele já tá grande e não quer correr mais”, disse, aos risos.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo