A International Union for Conservation of Nature (IUCN) pediu aos governos do mundo que lutem na tentativa de travar a perda de biodiversidade até 2010, ano que foi declarado pela ONU como o Ano Internacional da Biodiversidade, devido ao aumento das espécies ameaçadas ou em perigo.
“As últimas análises, à Lista Vermelha da IUCN, mostram que o objetivo de deter a perda de biodiversidade em 2010 não poderá ser alcançado. É hora de os governos salvarem as espécies e de assegurarem o tema no próximo ano, isto porque estamos ficando sem tempo”, afirmou a diretora da Conservação da Biodiversidade da IUCN, Jane Smart.
Segundo a última atualização da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas realizada pela IUCN, um terço das espécies conhecidas em todo o mundo estão ameaçadas de extinção. Entre elas encontram-se o urso-polar, as tartarugas, a salamandra-gigante da China e o tapir da montanha. “Temos os fatos, as datas, as fotografias e os mapas do habitat das 365 espécies que estão ameaçadas”, disse a IUCN.
No Ano Internacional da Biodiversidade que será celebrado em 2010, os documentos serão publicados.
Fonte: IUCN