Como as férias escolares se iniciando, o número de cães nas ruas aumentam entre 25 a 35% nesse período todos os anos, de acordo com os dados registrados pelas ONGs e canis municipais em todo país. Segundo a Associação Humanitária de Proteção e Bem Estar Animal (AHPBEA) um dos principais motivos do aumento dos casos de descarte de animais se dá pelo fato de muitas famílias não terem onde deixar o animal durante as férias, simplesmente os abandonando.
Essa realidade evidencia o despreparo e falta de responsabilidade com a vida desses animais indefesos. Tutelar um animal doméstico requer planejamento e conscientização, porque essa decisão uma vez tomada se transforma em compromisso que não pode ser desfeito do dia pra noite.
Para mudar esse cenário, a prefeitura de Itapevi desenvolve o projeto “Amicão”, um novo espaço aberto no site oficial da administração, que proporciona aos internautas o acesso a um cadastro para adoção de cães e gatos abandonados, com o objetivo de dar a esses animais uma vida mais digna.
A participação da população é fundamental, para que ocorra de fato a diminuição dos índices dos animais nas ruas de Itapevi. Caso você localize um cachorro ou gato em situação de abandono, ligue para o Centro de Controle de Zoonoses no telefone 4143-8499 Ramal 8476 informando a localização do animal. Já em situação de risco ou maus-tratos ligue para a polícia militar ambiental para o número 4789-0905 e denuncie.
Para ter acesso ao “Amicão” o internalta deverá acessar o link “Fale com a Prefeitura” no site ou ir pessoalmente conhecer o canil municipal para adotar um dos animais do projeto, localizado na Rua Jaspe nº07, Vila Gióia próximo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, os documentos necessários para a realização do cadastro são originais e cópias do RG, CPF e comprovante de endereço.
O projeto “Amicão” disponibiliza espaço no site para publicação de fotos dos animais abandonados e informações básicas como cor, nome e se está com as vacinas em dia. Para isso é necessário enviar as fotos e informações para [email protected] (nome, telefone, endereço e informações do animal).
Fonte: Correio Paulista / TV Osasco