EnglishEspañolPortuguês

DETENÇÃO

Italianos levam maior multa já aplicada por crime contra a vida selvagem após traficarem borboletas no Sri Lanka

19 de setembro de 2024
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Getty Images

No Sri Lanka, dois italianos foram multados em 60 milhões de rúpias (aproximadamente R$ 1 milhão) por tentarem contrabandear centenas de insetos endêmicos. Esta é a maior multa já aplicada por crimes contra a vida selvagem no país.

Luigi Ferrari, de 68 anos, e seu filho Mattia, de 28, foram presos em 8 de maio depois que guardas florestais do Parque Nacional de Yala encontraram centenas de potes cheios de insetos, incluindo 92 espécies de borboletas, no porta-malas do carro que estavam conduzindo.

“Todos os insetos estavam mortos quando os encontramos. Eles colocaram um produto químico nas garrafas”, disse o guarda K Sujeewa Nishantha à BBC. “Havia mais de trezentos animais.”

Ele acrescentou que, no dia do incidente, um motorista de jipe de safári informou sua equipe que um “carro suspeito” estava estacionado na estrada e dois homens entraram na floresta com redes de insetos.

Investigações mostram que os Ferrari atraíram as espécies com atrativos animais. Eles foram condenados no início do mês por coleta, posse e transporte ilegais de insetos. Num primeiro momento, foram acusados de 810 infrações, que depois foram reduzidas para 304. Caso não paguem a multa até o dia 24 de setembro, poderão ficar até dois anos presos.

Reportagens da imprensa italiana dizem que pai e filho estavam de férias no Sri Lanka. Luigi é um cirurgião ortopédico especializado em tratar lesões nos pés e tornozelos, e foi descrito por seus amigos como um entusiasta de insetos. Ele é membro de uma associação de entomologia em Modena, cidade no norte da Itália.

Fonte: Um Só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo