Seguindo os exemplos recentes da Índia e da Itália, a Irlanda se torna o 42º país a banir o uso de animais silvestres em circos de todo o país. A medida terá efeito a partir de janeiro de 2018.
O ministro da Agricultura, Michael Creed, disse: “O uso de animais silvestres para propósitos de entretenimento não pode mais ser permitido. Essa é a visão geral do público e uma posição que eu fico feliz em endossar. Eu estarei, claro, permitindo um período para que sejam tomadas providências alternativas em relação aos animais em questão”.
O ministro ressaltou com satisfação o fato de que, nos últimos anos, as autoridades locais ouviram as reivindicações da sociedade neste assinto, ao não autorizar o uso de espaços públicos pelos circos com animais.
A nova medida, segundo o site World Animal News, está sob o Ato de Saúde e Bem-estar Animal de 2013 da Irlanda, que também inclui os princípios das “Cinco Liberdades” – liberdade da fome e da sede, do desconforto, da dor, das feridas e doenças, do medo e da angústia, e a liberdade de demonstrar comportamento natural.