As charretes movidas a tração animal estão com os dias contados em Poços de Caldas. Isso por que uma emenda parlamentar prevê o investimento de R$ 1 milhão para a implantação de transporte turístico elétrico na cidade.
Em entrevista para o jornal Onda Poços, a assessoria do deputado estadual Osvaldo Lopes (PSD), confirmou a informação. “Essa é uma vitória, uma conquista, do coletivo da causa animal e protetores do município que, na luta constante, sempre sonharam com este momento. Fui a Poços para resolver essa questão e fui muito bem recebido pelo prefeito Sérgio Azevedo e protetores. Mas a gente tem que agradecer pessoas importantes que colaboraram com a nossa luta, entre elas o presidente do PSD/MG Alexandre Silveira e o presidente do Congresso Nacional e senador Rodrigo Pacheco. É uma vitória de todos”, declarou Lopes.
A proposta prevê a implantação de mini carros elétricos, conhecidos como tuk tuk, para a substituição das antiquadas charretes. O projeto visa dar continuidade ao trabalho das pessoas que oferecem os serviços turísticos em Poços, mas sem a necessidade de se explorar um animal.
Um anteprojeto (que é a uma etapa intermediária do planejamento), assinado por quatro vereadores, foi entregue a prefeitura em 2019. O plano tem como objetivo criar a oportunidade de realocação profissional para os charreteiros, garantindo a renda dessas famílias sem impor a exploração dos cavalos como meio para isso. O projeto também engloba outras benfeitorias em torno dessa atividade.
Agora, o projeto está com o prefeito da cidade, que irá decidir se vai adotar a medida e enviar o texto em formato de projeto de lei para votação na câmara.