Um homem de 29 anos foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Civil em Caibi, no Oeste Santa Catarina, nesta quarta-feira (13/09) ao ser investigado por maus-tratos por ter gravado um vídeo em que exibe uma lebre selvagem ferida. Ele confessou ter feito as imagens em agosto e disse que teria achado a lebre já atropelada. Ainda segundo o suspeito, o pobre animal foi morto ao ser comido por seus cachorros.
O investigado mostra a si mesmo no vídeo ao segurar a lebre pela orelha enquanto ele fala algo como “grita bebê, berra, berra”. A lebre agoniza durante o ato. As imagens circularam em grupos de WhatsApp na região, o que mobilizou uma denúncia anônima às autoridades.
A investigação identificou o homem e cumpriu então o mandado de busca na residência dele. No local, os policiais encontraram a jaqueta que aparece nas imagens e um veículo usado na ocasião.
O investigado deve responder pelo crime de maus-tratos contra animais, previsto no artigo 32 da Lei nº 9.605/98. A pena para quem comete o delito é de três meses a um ano de prisão, além de multa.
Ao g1 SC, o biólogo Christian Raboch afirmou, ao ver o vídeo, que o bicho aparentava ser adulto. A lebre selvagem é um animal exótico e herbívoro.
Como denunciar
A Polícia Civil orienta a população a denunciar casos de maus-tratos pelo WhatsApp do Sistema Único de Denúncias-SUD, (48) 98844-0011. Confira outras formas de entrar em contato com as autoridades:
- Delegacia virtual: delegaciavirtual.sc.gov.br
- Disque 100 ou através do número 182
- Polícia Militar: 190
Fonte: NSC Total