EnglishEspañolPortuguês

Investigação mostra japoneses caçando e fatiando baleias

23 de julho de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

Imagens divulgadas pelo portal britânico Daily Mail mostram o resultado de uma caçada de baleias no Japão. Os gigantes e belos animais mortalmente feridos são fatiados, estripados e esfolados para serem comidos, apesar das fortes críticas internacionais, que condenam o país por ter se retirado da Comissão Internacional da Baleia (IWC) e retomado a caça comercial dos mamíferos marinhos.

Os pescadores levam os animais já sem vida para matadouros e após fatiá-los, separam as porções que serão vendidas para lojas e restaurantes. Geralmente, as baleias são cortadas ainda em alto-mar, para que a maior parte do sangue seja escoada. Às águas ficam tingidas de vermelho e deixam um rastro de morte atrás dos baleeiros japoneses, que denunciam a crueldade e insensibilização da prática.

A caça de baleias feita pelo Japão nunca cessou completamente. Em 1986, o país concordou em integrar a IWC para permitir que as populações de baleias se recuperassem, mas o Japão se aproveitou de uma cláusula que permitia a caça para fins científicos para continuar matando baleias, que em vez de serem destinadas a estudos, eram comercializadas para consumo humano.

Em julho de 2016, o Japão se retirou da IWC para poder caçar livremente. A indústria da caça de baleias emprega apenas 300 pessoas e é crítica pelas gerações mais jovens. Organizações internacionais como o Greenpeace e a Sea Shepherd conscientizam a população a abolir o consumo, pois quando não existir mais demanda, a prática será extinta definitivamente.

Confira as fotos AQUI.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo