EnglishEspañolPortuguês

DESEQUILÍBRIO

Inundações no Sudeste Asiático ameaçam ainda mais os animais selvagens devido às mudanças climáticas

23 de dezembro de 2025
Ushar Daniele
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: AP

Com as mudanças climáticas provocando inundações e tempestades mais frequentes no Sudeste Asiático, as florestas e a vida selvagem estão sendo levadas ao limite, e ambientalistas e cientistas alertam para um impacto cada vez pior nos ecossistemas devido à falta de fiscalização e de medidas preventivas.

No final de novembro, chuvas torrenciais provocadas por um ciclone atingiram a ilha de Sumatra, na Indonésia, causando inundações e deslizamentos de terra que mataram mais de mil pessoas, deixaram centenas de desaparecidos e forçaram centenas de milhares a abandonar suas casas, segundo autoridades.

Os seres humanos não foram as únicas vítimas do desastre. Em 29 de novembro, moradores de uma área isolada de Aceh, em Sumatra, descobriram um elefante morto enterrado na lama após as fortes inundações.

Um morador disse à agência de notícias indonésia Antara que elefantes nunca haviam sido vistos na vila antes e que acreditava-se que o animal tivesse sido arrastado pela correnteza de áreas florestais a montante após fortes chuvas e inundações.

Para os ambientalistas, a descoberta é um sinal de como os extremos climáticos estão afetando ainda mais paisagens degradadas há muito tempo, empurrando a vida selvagem para terrenos desconhecidos e aumentando os riscos de conflito, exploração e perdas.

Especialistas alertam que esses choques têm um efeito multiplicador em toda a região, enfraquecendo ecossistemas já fragilizados pelo desmatamento e pelo desenvolvimento, e criando novos desafios não apenas para a conservação, mas também para a aplicação da lei.

Traduzido de SCMP.

    Você viu?

    Ir para o topo