Equipes do Instituto Argonauta, de Ubatuba (SP), participaram de um treinamento com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas para desemalhe de baleias.
O curso aconteceu em Provincetown, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, e tem como objetivo ensinar técnicas para soltar corretamente as baleias presas em redes de pesca ou algum tipo de malha, por exemplo.
O treinamento foi dividido entre teoria e prática. No mar, foi possível simular as técnicas e protocolos de segurança desenvolvidos para o desemalhe de baleias. O treinamento foi conduzido por membros do Centro de Estudos Costeiros.
O emalhe é uma das ameaças mais significativa ao bem-estar dos cetáceos e um obstáculo para recuperação de algumas populações de baleias ameaçadas.
O desemalhe de uma baleia é uma atividade extremamente arriscada, que precisa ser feita seguindo protocolos específicos. No Brasil, a atividade é regulamentada pelo CMA-ICMBIO.
De acordo com o Instituto Argonauta, é perigosa a operação de desemalhar uma baleia, tanto para as pessoas que a executam como para o próprio animal. Por isso é importante que seja acionada uma equipe especializada.
Fonte: G1