EnglishEspañolPortuguês

Insituto registra duas desovas e um encalhe em Maceió (AL)

19 de dezembro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Ovos de tartarugas estão sendo levados para uma área segura na praia do Mirante. Foto: Divulgação

Mais duas desovas de tartaruga marinha foram registrada neste fim de semana na capital alagoana. Em época de reprodução, casos como esse serão corriqueiros até o mês de março do ano que vem.
A tartaruga marinha foi avistada por banhistas, na noite do sexta-feira (16), na praia da Jatiúca, orla marítima de Maceió.
O instituto Biota estava realizando uma festa de confraternização quando recebeu o chamado. “Trata-se de uma Eretmochelys imbricata, popularmente chamada de tartaruga-de-pente, com 92 cm de comprimento de casco. Ela postou 50 ovos”, explicou a equipe do Instituto Biota, que presenciou a cena e cuidou para que o animal não fosse estressado.
No sábado, mais um registro foi feito. “Não acompanhamos o desova só recebemos o chamado avisando que tinha o ninho”, disse o biológo Bruno Stefanis. Segundo ele, 98 ovos foram encontrados no local.
Ainda de acordo com o Biota, os ovos postados pelas tartarugas foram recolhidos e encaminhados para um área segura na praia do Mirante, próximo ao Bar do Titio. Lá existe já uma área prepatada e protegida pelo Instituto para que o filhos se desevolvam com segurança.
50 ovos foram postados pelo animal. Foto: Divulgação

Desovas
Entre os meses de setembro e março é registrado um alto número de desovas de tartarugas marinhas. Em contrapartida, em época de desova as tartarugas que vem a superfície para depositar os seus ovos está mais sujeita encalhes e mortes, através da ação humana.
Foto: Divulgação

Dessa forma, para conservar a espécie e preservar a espécie e o período, o Instituto Biota trabalha incansavelmente em trabalhos de preservação desses animais. Vale ressaltar a importância de acionar a ONG quando avistar tartarugas marinhas, golfinhos, baleias, entre outros.
Encalhe e morte
Já no domingo (18), um registro negativo também foi realizado pelo Instituto Biota. Um encalhe e morte de uma tartaruga marinha voltou a ser registrado em Maceió. Uma chelonia Mydas, tartaruga verde, foi encontrada já em estado de decomposição na Praia de Cruz das Almas.
Foto: Divulgação

Instituto Biota de Conservação
O Instituto Biota de Conservação vem atendendo a ocorrências de encalhes de tartarugas marinhas e cetáceos (golfinhos e baleias), respondendo o chamado da população. Em caso de ocorrências o Instituto atende pelo telefones: (82) 9115-2944, (82) 8815-0444 e (82) 9115-5516.
Foto: Divulgação

Recentemente a entidade também recebeu a licença de trabalho para atuar com desova de tartarugas marinhas em toda região metropolitada de Maceió.
Para conhecer mais sobre o trabalho realizado pelos voluntários do Biota, basta visitar o site do Instituto: www.institutobiota.org.br
 
Foto: Divulgação

Fonte: Primeira Edição

Você viu?

Ir para o topo