Jovens interessados em participar da oficina educativa “Quelônios da Amazônia” têm esta terça-feira (12) para fazer as inscrições. As aulas do Programa Jovens Ambientalistas serão ministradas todas as quartas-feiras, das 14h30 às 16h30, com início nesta quarta-feira (13). Oficina dará panorama sobre espécies da região, com destaque para os aspectos biológicos e importância ecológica dos animais dentro do ecossistema. Como parte das atividades, o conhecimento será passado aos visitantes do Bosque da Ciência, localizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), no bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul.
O ciclo de oficinas, que integra o processo de formação de jovens na área de Educação Ambiental, é coordenado pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do Inpa.
A pedagoga Genoveva Azevedo, que é uma das uma das coordenadoras do projeto, afirmou que os jovens terão aulas com especialistas e vivências no Bosque da Ciência do Inpa. Ela informou ainda que a formação tem duração de dois meses e 15 dias aproximadamente.
Após as aulas, os jovens irão divulgar o conhecimento adquirido para os visitantes do Bosque da Ciência, espaço estruturado para fomentar e promover a popularização da ciência e a educação ambiental. Segundo o Inpa, o bosque recebe cerca de 140 mil visitantes por ano.
Segundo a técnica do Lapsea, a bióloga Adriana Terra, a oficina dará, num primeiro momento, um panorama sobre os quelônios da Amazônia, destacando os aspectos biológicos e a importância ecológica dos animais dentro do ecossistema.
Em outro momento, será apresentado com mais detalhe os quelônios que existem no Bosque da Ciência (tartaruga-da-Amazônia, tracajá, irapuca e cabeçudo), que ficam na área da Tanimbuca e no Logo Amazônico.
Para participar, o interessado precisa ter a partir de 14 anos e se dirigir às salas 1 e 2 do Lapsea para fazer a inscrição. O laboratório fica ao lado do restaurante do campus I, localizado na Avenida André Araújo, Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. As vagas são limitadas a 30 participantes.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (92)3643-3145 (Adriana); (92)3643-3361 (Genoveva); e (92)3643-3376 (Solange).
Fonte: G1