EnglishEspañolPortuguês

LIBERDADE

Início das negociações: chimpanzé Yoko pode ser transferida para santuário do GAP no Brasil

9 de agosto de 2023
Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

O diretor da Corporação Autônoma Regional de Risaralda (Carder), Julio Gómez, informou em entrevista ao Planeta Caracol que está progredindo nas negociações com a Organização do Projeto Great Ape para coordenar a transferência do chimpanzé Yoko. Yoko perdeu seus companheiros, “Chita” e “Pancho”, em circunstâncias que estão sendo investigadas, após escaparem do Bioparque Ukumarí.

Yoko, um chimpanzé que outrora pertenceu a um criminoso que o acostumou a hábitos humanos como tomar café, comer com talheres e prato, andar de bicicleta e assistir televisão, e até conviver com crianças e ter uma figura de “nana”, agora encontra-se sob os cuidados da Carder. O diretor mencionou que o animal foi resgatado pelo órgão ambiental e está em processo de reabilitação, sendo assistido por etólogos e biólogos. O planejamento para sua transferência ao Brasil está em andamento.

O advogado Luis Domingo Gómez, membro da organização Great Ape Project, explicou que já apresentou os devidos documentos às autoridades ambientais colombianas e ao presidente Gustavo Petro, buscando a aprovação da transferência de Yoko para uma reserva de primatas no Brasil. Essa medida visa proporcionar a Yoko a oportunidade de viver seus dias restantes ao lado de outros de sua espécie, em um ambiente propício para suas necessidades naturais.

Por outro lado, Luis Domingo Gómez também destacou um progresso significativo na esfera ambiental. A Ministra do Meio Ambiente, Susana Muhamad, apresentou no Congresso um plano de gestão e controle da população de hipopótamos na Colômbia. Atualmente, o país abriga 169 hipopótamos, e de acordo com um estudo conduzido pelo Instituto Humboldt e pela Universidade Nacional, sem intervenção, essa população pode ultrapassar 1.000 indivíduos até 2035.

O plano proposto envolve a realocação de 85 hipopótamos para outras regiões, sendo 60 para a Índia, 15 para as Filipinas e 10 para o México. Adicionalmente, prevê-se a realização de esterilizações cirúrgicas em 40 hipopótamos anualmente, enquanto a eutanásia será considerada como último recurso, sendo tratada com humanidade e de acordo com rigorosos protocolos.

    Você viu?

    Ir para o topo