Pedro Geraldes, coordenador do projeto, revelou hoje, num comunicado divulgado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), que o ninho escolhido para esta iniciativa conta, desde quarta-feira, com um ovo.
“Um ovo posto no Dia da Criança é um bom sinal. Nos próximos meses poderemos acompanhar o crescimento do filhote a partir de qualquer parte do mundo”, salientou Pedro Geraldes.
O cagarro, eleito Ave do Ano pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), é uma das espécies mais emblemáticas dos Açores, encontrando-se neste arquipélago a maioria da sua população mundial na época da nidificação.
Com a iniciativa, através de uma câmara de vídeo, é possível acompanhar o casal quando se encontra no ninho, sendo esta a primeira vez a nível mundial que é disponibilizado online um ninho de cagarros.
A vida do casal pode ser acompanhada através do endereço eletrónico cagarro.spea.pt, numa iniciativa que conta com o apoio da Portugal Telecom e que Pedro Geraldes espera que possa contribuir para a proteção desta ave.
O projeto ‘Ilhas Santuário para Aves Marinhas’, coordenado pela SPEA, pretende recuperar os habitats de nidificação dos cagarros, uma espécie que nidifica habitualmente em cavidades no solo ou em falésias inacessíveis.
Fonte: Sic