EnglishEspañolPortuguês

Indaiatuba (SP) recebe festival vegano de inverno

18 de agosto de 2017
5 min. de leitura
A-
A+

O veganismo, filosofia pacifista que provoca reflexões e incentiva a mudança nos atuais hábitos de consumo da sociedade, tem como base o abolicionismo animal e o respeito por todas as espécies vivas e sencientes do planeta.

A palavra “veganismo” foi utilizada pela primeira vez somente em 1944, por um marceneiro inglês – e, posteriormente, fundador da Vegan Society – chamado Donald Watson (que desejou diferenciar aqueles que somente não comiam carne dos que não consumiam nada de origem animal). Porém, há registros de ideias veganas sendo promovidas e defendidas ao longo da história, como as do filósofo grego Pitágoras, entre outros povos antigos. Embora o veganismo não seja então uma novidade de fato, nos últimos anos ele tem ganhado força e crescido exponencialmente ao redor do mundo.

Por ano, cerca de 1% da população do planeta repensa e muda seus hábitos, aderindo ao vegetarianismo ou ao veganismo. No Brasil, em 2012, o IBOPE divulgou que cerca de 8% da população era vegetariana. Porém, atualmente, o mercado vegano brasileiro tem crescido 40% ao ano e já são 5 milhões que se declaram veganos no país (Estadão – 02/17). Criam-se, assim, novas oportunidades e novas maneiras de se produzir e ofertar produtos e serviços.

Mas, apesar do crescimento nas mudanças de hábitos do brasileiro, o acesso à informação correta e o atendimento à nova demanda ainda são restritos. Assim, tornam-se importantes, num cenário ainda desconhecido por muitos, a promoção pública e organizada desses novos hábitos, por meio de informações embasadas, divulgação de produtos e seus produtores, além de exemplos de como ser vegano na prática em uma sociedade que ainda tem como padrão a exploração animal. Com este intuito, moradores, empresários e ativistas de direitos animais de Indaiatuba e região reuniram-se para organizar o primeiro festival do gênero da cidade.

A iniciativa será realizada no terceiro final de semana de agosto de 2017, no espaço da ACMTI, localizado dentro do Terras de Itaici, um bairro verde e agradável da cidade (o bairro tem acesso controlado com portaria, porém será aberto ao público na data do evento, mediante identificação).

O evento contará com expositores de alimentos e produtos totalmente livres de testes, ingredientes ou matéria-prima de origem animal, produtores locais de alimentos orgânicos, atividades infantis, ONGs de proteção animal, apresentações musicais e palestras gratuitas com ativistas e especialistas em diversos temas relacionados (as inscrições devem ser realizadas antecipadamente pelos facebook do evento). A escritora Dra. Phil. Sônia T. Felipe e a nutricionista Dra. Ana Ceregatti, por exemplo, são nomes confirmados. Outras duas atrações que estarão presentes é o lançamento do livro “Nenhuma animal merece ser considerado um ingrediente”, de Fábio Chaves, e “Era uma vez um porquinho…”, de Maria Castellano. Embora a entrada seja gratuita, a organização sugere a doação de 1kg de alimento ou ração para animais, que serão distribuídos e repassados às ONGs presentes.

Sobre a organização e os envolvidos

Idealizado inicialmente por um grupo de veganos da cidade, o evento foi abraçado por diversas pessoas e empresas que acreditam em um planeta mais justo, de direitos iguais a todas as espécies: Sol Vegano (produtora e alimentação vegana), Cabeto Rocker Produções (produtora), Garoa Cultural (ONG Direitos Animais e Sustentabilidade) e ACMTI (Associação de Moradores Colinas do Mosteiro, Terras de Itaici e Recanto dos Pássaros).

Apoio: Laar – Instituto de Desenvolvimento Humano, Instituto Cultural Potala, Domus Soluções Sustentáveis, Atitude Verde e Pyri Projetos e Estratégias, Jornal Zen e MintMind Marketing & Design Digital.

ONGs Beneficiadas: Santuário Terra dos Bichos, UPAR – União Protetora dos Animais de Rua, Associação Filantrópica e Assistencial São Francisco de Assis.

Serviço

Data: 19 (sábado) e 20 (domingo) de agosto de 2017
Horário: 10h – 18h
Local: ACMTI – Associação de Moradores Colinas do Mosteiro, Terras de Itaici e Recanto dos Pássaros –
Rua Teodoro Barnabé, nº 290, Itaici, Indaiatuba – SP
Capacidade de visitantes simultâneos: 800 pessoas
Inscrições para as palestras gratuitas na página do Facebook.

Os expositores:

Jaci Cosméticos, Sol Vegano, Shilema, Univegan, Tutti Felici Artesanato, Sil Bioarteira ,Veg Burguer, Espaço Viva com Ciência, Atitude Verde, Permacultura Aboré, Como? Espaço Vegano, CSA Itaborai, Pro Meu Bem , Radix Bijuterias, Cheiro Verde Massas, Natu Saudável Orgânicos, Tapioca da Iracema, The Boinas, Delícias do Santuário (Terra dos Bichos), Papa’s Pizza Veg, entre outros.

A programação:

Sábado – 19/08/17

Palestras:

11:00h – Dra. Ana Ceregatti – Veganismo e Saúde
13:00h – Maureen Santos – Atlas da Carne
14:00h – Leandro Ferro – Rodeios e Vaquejadas: Poder, política e sofrimento animal
15:00h – Lincoln Hashimoto – Como migrar ao crudivorismo

Atividades:

09:00h – Bate Papo sobre Futebol Profissional (Atividade infantil, promovida pelo programa de Bem Estar – ACMTI)
10:00h – Aula aberta Dança de Salão (Atividade promovida pelo programa de Bem Estar – ACMTI)
10:00h – Aula de dança para a melhor idade – Instrutora Débora Kina
12:00h – Cia Dente de Leão – Nana Índigo e Bruno Monteiro (musical)
16:00h – Aula de dança com ritmos brasileiros com Débora Kina
17:00h – Banda B12 (tocando os sucessos dos músicos vegetarianos e veganos)

Domingo – 20/08/17

Palestras:

11:00h – Leandro Garcia Bellio – Mindful Eating
13:00h – Mesa Redonda sobre Empreendedorismo Vegano
14:00h – Rodrigo Poshmann – Veganismo quando?
15:00h – Dra. Phil. Sônia T. Felipe – Ética e Direitos Animais

Atividades:

10:00h – Roda de Mães (Maternidade Vegana e Gaia Maternidade Saudável)
12:00h – Banda Motherfolks
17:00h – Banda Gambia Rock

    Você viu?

    Ir para o topo