Na Paraíba, a chuva está espantando os animais para a área urbana. Este ano, a Polícia Ambiental já capturou mais de 600 animais. Tem até pinguim.
O agricultor Severino Soares e a mulher ainda não se recuperaram do susto. O visitante era uma jiboia de quase quatro metros de comprimento.
Só este ano, mais 650 animais foram resgatados pela Polícia Ambiental de João Pessoa no perímetro urbano. “A incidência de chuvas acaba forçando os animais a procurarem abrigos e alimentos. Eles acabam indo em direção a áreas urbanas”, afirma a tenente Clara Marques, da Polícia Ambiental.
Os operários de uma obra foram surpreendidos por um jacaré. Assustado, o animal partiu o laço durante a captura. Teve também preguiça, salva por estudantes quando tentava atravessar uma rodovia.
Os animais resgatados são trazidos para o centro de triagem do Ibama, onde passam por um período de readaptação que pode levar dias ou, em alguns casos, até anos. Mas alguns estão tão machucados que não podem mais voltar à natureza e acabam condenados a passar o resto da vida em cativeiro.
“Os animais são vítimas. Eles estão há 20 ou 30 anos em casa, longe de seu grupo, é um espaço de um empreendimento avançando a área e os animais migrando para outra, provocando o desequilíbrio”, explica Paulo Wagner, veterinário do Ibama.
Veja o vídeo.
Fonte: Jornal Floripa