Em Sierra Nevada, na Califórnia (EUA) a batalha contra um incêndio florestal iniciado no dia 24 de agosto ganhou um foco especial nesta semana: a defesa de um bosque de sequoias gigantes. A equipe de combate cercou as árvores com sprinklers 24 horas e bombeiros especializados foram enviados ao local para apagar as brasas que surgiram nos galhos, de acordo com o The New York Times.
O McKinley Grove, de 40 hectares e que faz parte da Floresta Nacional de Sierra, abriga cerca de 165 sequoias gigantes. Estima-se que algumas delas tenham 2.000 anos, com a mais alta medindo mais de 70 metros.
The lightning-sparked Garnet Fire in California’s Sierra National Forest is burning through part of a giant sequoias grove. Some of the trees are 3,000 years old.
🔗: https://t.co/UpWdTakROE
📷: AP pic.twitter.com/S1n7SX1tN3— kcranews (@kcranews) September 9, 2025
Joe Zwierzchowski, porta-voz do Serviço Florestal dos Estados Unidos, relatou que, há uma semana, os bombeiros instalaram um sistema de irrigação no local que está funcionando dia e noite. Com isso, ele acrescentou, a umidade no bosque aumentou significativamente, dificultando a queima das árvores.
As equipes de combate também removeram arbustos, agulhas de pinheiro e outros detritos que poderiam alimentar o fogo. Gino Degraffenreid, chefe de operações do incêndio, disse em um briefing no último domingo (07/09) que os bombeiros que trabalhavam perto de Garnet estavam tentando manter as chamas na “menor intensidade possível” para salvar as sequoias.
O Serviço Florestal dos EUA ainda alistou uma equipe de bombeiros paraquedistas conhecida como smokejumpers para subir nas árvores e apagar brasas que possam queimar os galhos ou folhas. “Eles estão acostumados a subir, agarrar e descer”, indicou Zwierzchowski. “Isso é algo em que eles são habilidosos – é bem legal.”
The #GarnetFire continues to scorch Sequoia trees in Fresno County. The massive blaze has grown to 55,000 acres, prompting dense smoke advisories across parts of California and Nevada.#CAwx pic.twitter.com/QpqN3jcEcr
— WeatherNation (@WeatherNation) September 9, 2025
Ameaça persistente
O NYT destaca que as sequoias são adaptadas ambientalmente ao fogo e normalmente dependem do calor das chamas para liberar sementes de suas pinhas e se reproduzir. Contudo, elas não têm sido páreo para os incêndios na Califórnia nos últimos anos.
Segundo a Save the Redwoods League, organização sem fins lucrativos cuja missão é proteger e restaurar as sequoias da Califórnia, desde 2015, quase 20% das árvores gigantes adultas pereceram em incêndios florestais que estão queimando de forma mais quente e com mais intensidade do que nunca.
“A mortalidade sem precedentes de sequoias gigantes ameaça esta espécie tolerante ao fogo, essencial para ecossistemas e bacias hidrográficas”, salientou a entidade em comunicado.
AS SEEN FROM SPACE: The video from NOAA’s GOES East satellite Advanced Base Imager instrument shows the heavy smoke and flames from the Garnet Fire threatening Giant Sequoia groves in the Sierra National Forest. https://t.co/MsBgUdO9j5 pic.twitter.com/4x5rUbL72S
— FOX Weather (@foxweather) September 3, 2025
Apesar dos esforços dos bombeiros, Ben Blom, diretor de administração e restauração da Save the Redwoods League e copresidente do grupo de trabalho de restauração da Giant Sequoia Lands Coalition, disse que McKinley Grove permanece “altamente ameaçado”, tendo sido identificado como um dos cinco mais vulneráveis aos impactos devastadores de incêndios florestais.
“O McKinley Gove não sofre incêndios há quase 100 anos, e a recente seca severa deixou o bosque e a floresta ao redor repletos de árvores mortas e detritos altamente inflamáveis que agora alimentam o incêndio”, salientou. “A ciência é clara: o tratamento proativo de redução de combustíveis é indiscutivelmente o método mais necessário e eficaz para restaurar a resiliência a incêndios florestais em bosques de sequoias gigantes em toda a Sierra Nevada.”
Incêndio começou há mais de duas semanas
O incêndio em Sierra Nevada começou em 24 de agosto e foi causado por um raio. Até a noite de segunda-feira (8), já havia queimado 22.000 hectares e estava 14% contido, conforme relatado pelo The Guardian.
O Serviço Florestal dos EUA informou no começo da semana que a maior parte do crescimento recente da queimada ocorreu nas áreas do norte.
Ordens de evacuação e alertas foram emitidos em partes da Floresta Nacional de Sierra, no leste do condado de Fresno. A qualidade do ar na região também foi afetada. No fim de semana passado, o Serviço Nacional de Meteorologia publicou um alerta de fumaça densa para parte da região e localidades próximas.
Fonte: Um só Planeta