O combate ao incêndio que atinge há mais de 24 horas a Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Araçoiaba da Serra (SP), é um “trabalho de formiguinha”, descreve o biólogo Paulo Yamaguchi, que está à frente da operação em uma das áreas de maior biodiversidade do país.
As chamas começaram na tarde de sexta-feira (19/09) e, até a publicação desta reportagem, seguiam atingindo a floresta. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão no local para extinguir o fogo, com apoio de helicópteros e caminhões-pipa.
‘Encontramos animais carbonizados’
A fauna que vive no local também foi duramente atingida. Paulo Yamaguchi, que coordena a fiscalização ambiental da prefeitura e foi designado para gerir o combate, conta que encontrou animais mortos e carbonizados pelo fogo.
“Nós começamos as buscas por animais feridos na manhã deste sábado (20/09). Conseguimos resgatar alguns répteis e, infelizmente, encontramos outros carbonizados. Alguns bichos nós conseguimos soltar já de imediato por estarem bem, mas estavam perdidos entre as cinzas”, explica.
Segundo o profissional, os animais feridos que precisam de atendimento médico estão sendo levados ao hospital veterinário da Universidade de Sorocaba (Uniso). Para auxiliar os que sobreviveram, equipes estão instalando comedouros e bebedouros pela área devastada.