Dezenas de animais silvestres morreram em um incêndio registrado na segunda-feira (05) em um zoológico do condado inglês de Essex, situado no sudeste do Reino Unido. Catatuas, araras, papagaios, suricatas, tatus e gambás não sobreviveram às chamas.
O fogo teve início durante a madrugada e por volta da uma da manhã o Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou uma equipe ao local para controlar o incêndio. Graças aos esforços dos socorristas, vários animais foram salvos.
De acordo com um porta-voz do Serviço de Incêndios e Salvamento do Condado de Essex, três corporações de bombeiros estiveram no local. “Os bombeiros foram chamados para combater o incêndio durante as primeiras horas de segunda-feira. Infelizmente, vários animais morreram durante o incidente”, informou a instituição em publicação nas redes sociais.
A tragédia também foi relatada em uma postagem do zoológico por meio da qual o estabelecimento lamentou a morte dos animais que não puderam ser salvos a tempo. “No dia 5 de julho de 2021 sofremos um incêndio devastador nas nossas instalações, com ajuda dos bombeiros, de amigos e de familiares conseguimos salvar alguns animais, mas sofremos inúmeras perdas”, diz a publicação.
De acordo com representantes do zoológico, a suspeita é de que o fogo tenha se iniciado por conta de uma falha elétrica ocorrida em um congelador. “A investigação confirmou que o incêndio provavelmente começou com um congelador. Tomamos todas as precauções para prevenir a ocorrência de incêndios/acidentes, mas não conseguimos evitar este incêndio”, afirmaram.
Por conta da destruição causada pelo fogo, o zoológico iniciou uma campanha de arrecadação. O objetivo é angariar fundos para manter os cuidados aos animais que sobreviveram.