EnglishEspañolPortuguês

SAÚDE

Primeiro hospital para animais silvestres da América Latina é inaugurado no Mato Grosso do Sul

Complexo contará com instalações de última geração, incluindo um centro cirúrgico completo e salas de exames

14 de setembro de 2023
2 min. de leitura
A-
A+
Fachada do hospital que será inaugurado nesta quinta (Foto: Juliano Almeida)

Mato Grosso do Sul alcança um marco histórico nesta quinta-feira (13) ao inaugurar o primeiro hospital exclusivo para animais silvestres da América Latina. Com um investimento de R$ 5 milhões, o Governo do Estado, através da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), concretiza o projeto que promete modernizar o atendimento às diversas espécies resgatadas na região do Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.

O novo hospital veterinário, batizado de “Ayty,” uma palavra tupi-guarani que significa ninho, cuidado, aconchego, está localizado no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande e contará com uma área construída de 1.162,33 m² e instalações de última geração, incluindo um centro cirúrgico completo, um centro de triagem, setores de quarentena para mamíferos, aves e répteis, uma sala de necropsia com câmara fria, laboratório de anatomia patológica e laboratório de patologias clínicas.

Além disso, o hospital terá de salas de exames clínicos e de imagem com ultrassom e raio X, bem como uma clínica para pronto atendimento. A parte administrativa também foi equipada para atender à equipe de veterinários, biólogos e outros profissionais envolvidos no cuidado e tratamento dos animais.

Aproximadamente 2,5 mil animais passam pelo Centro de Reabilitação todos os anos, e com a ativação do hospital, a qualidade do atendimento à vida selvagem será significativamente aprimorada. O Cras, que foi criado em 1987, tem desempenhado um papel fundamental no resgate e destinação de animais silvestres apreendidos em operações de combate ao tráfico, vítimas de atropelamentos nas rodovias estaduais ou entregues voluntariamente pela população.

Entre 70% e 80% dos animais que ingressam na unidade são tratados com sucesso e retornam ao seu habitat natural. Os demais, quando não podem ser reinseridos na natureza, são transferidos para zoológicos, instituições científicas ou criadouros, garantindo que recebam o cuidado adequado e contribuam para a conservação das espécies.

A inauguração do hospital “Ayty” representa um avanço significativo no compromisso do Estado de Mato Grosso do Sul com a proteção e conservação da vida selvagem, bem como o desenvolvimento de pesquisas e práticas que visam a preservação das espécies nativas.

Arara que ganhou bico novo feito em impressora 3D no Cras de MS (Foto: Divulgação)

Fonte: Campo Grande News

Você viu?

Ir para o topo