Um imóvel localizado na Rua 23, no Bairro do Estádio, que estaria supostamente abandonado com três cães em seu interior virou caso de polícia. Por volta das 15 horas de quarta-feira (1º), uma viatura da Polícia Militar foi acionada a comparecer no local indicado. Lá, os vizinhos contaram que a dona do imóvel, teria deixado sozinhos três cães (sem raça definida e de pequeno porte). A presidente do Grupo de Apoio e Defesa dos Animais (GADA), Roberta Escrivão de Campos, também foi acionada e esteve no bairro.
Ela, ao verificar a real situação da ocorrência, contou à reportagem do Jornal Cidade, que a princípio, os animais estavam bem cuidados e portanto estariam sendo alimentados como deveriam. “Pelo que eu pude perceber, se trata de abandono e não de maus-tratos. Os cães não apresentam ferimentos e muitos menos um quadro de desnutrição”, observa. Por outro lado, a quantidade de sujeira e fezes assustou a presidente do GADA. “Tudo indica que ninguém mora nessa casa”, avisa. Até o momento em que a reportagem permaneceu no local, a dona da casa não tinha sido localizada para se explicar. “O ideal seria recolher esses animais até que a responsável por eles apareça e se explique”, diz. Entretanto a presidente do GADA comenta que não tem dinheiro para arcar com mais esse gasto.
A PM teria registrado o caso como Averiguação de abandono. Segundo suas informações, as subvenções pagas pela prefeitura à entidade não foram repassadas, deixando as contas do GADA em atraso. A situação deve se normalizar com a volta do trabalho na Câmara Municipal que estava em recesso. Hoje o GADA abriga quase 500 animais sendo que sua capacidade é de 150. Sem recursos a ONG conta com a ajuda da população.
Fonte: Jornal Cidade