Um vídeo publicado no Instagram do Discovery Wales mostra que o instinto materno não é uma exclusividade da espécie humana. Em imagens captadas no Oceano Pacífico, próximo à ilha de Tonga, é possível ver uma baleia-jubarte protegendo seu bebê recém-nascido. O vídeo também traz no fundo o canto de um macho da espécie que estava um pouco distante.
A baleia-jubarte é uma das espécies mais conhecidas entre as grandes baleias e pode medir até 16 metros de comprimento e pesa 40 toneladas. Seu nome científico é Megaptera novaeangliae, quer dizer “grandes asas da Nova Inglaterra”. As “grandes asas” são uma referência a suas nadadeiras peitorais, já a Nova Inglaterra é a região dos Estados Unidos onde a espécie foi identificada pela primeira vez.
Essas gigantes dos mares se alimentam de pequenos peixes e de organismos existentes no plâncton marinho, especialmente o krill, uma espécie de crustáceo parecida com o camarão, mas bem menor, e que é abundante no entorno da Antártica, outra característica das jubartes é que elas são animais migratórios.
Durante o verão do hemisfério sul, elas rumam para a Antártica para se alimentarem, já durante o inverno e a primavera, elas vão em busca de águas mais quentes, para acasalar, ter seus filhotes e amamentá-los.
A jubarte flagrada no vídeo abaixo estava neste momento do ciclo de vida em que ela aproveita as águas mais quentes da região da Polinésia para cuidar e esperar que seu filhote cresça forte para encarar a longa jornada de volta até o continente antártico.
Ver essa foto no Instagram