Animais que deveriam estar recebendo assistência foram flagrados vivendo em péssimas condições no Núcleo de Controle de Zoonoses do município de Ourilândia do Norte (PA). As imagens divulgadas mostram cães e gatos estão vivendo em péssimas condições, em meio a muita sujeira e até corpos em decomposição que estão espalhados pelo local.
Após a denúncia viralizar nas redes sociais na última semana, o cenário de descaso foi alterado. Dias depois um outro vídeo divulgado mostra o Centro de Zoonoses limpo e apenas com animais vivos convivendo no ambiente.
Apesar da mudança, o Ministério Público do Pará tomou conhecimento e encaminhou o caso para a Promotoria de Justiça do Município.
O MP se reuniu com os representantes da Comissão de Defesa dos Direitos dos animais da Ordem doa Advogados do Brasil (OAB) para verificar as ações cabíveis para solucionar o problema.
Foi solicitada a criação de um grupo de trabalho interinstitucional, com a inclusão da Assembleia Legislativa do Estado, visando a defesa do direito animal no estado.
Até uma exposição com o tema “Maus-tratos não!” foi montada na entrada da sede do Ministério Público para incentivar a consciência sobre os direitos dos animais, em específico os animais domésticos. Também foi definida uma nova reunião pra discutir a situação, no dia 4 de abril.