EnglishEspañolPortuguês

DEGELO

Ilha desapareceu misteriosamente no ártico

Em 12 de agosto deste ano, a ilha tinha uma área de 30 mil metros quadrados e desapareceu completamente menos de um mês depois

15 de novembro de 2024
Alessandro Di Lorenzo
2 min. de leitura
A-
A+
Ilha Mesyatsov, no Ártico. Foto: Alexandra Barymova/Universidade Estadual Lomonosov de Moscou

Análises de imagens de satélite realizadas por um grupo de crianças e estudantes universitários russos revelaram uma descoberta surpreendente. Uma ilha localizada na região do Ártico simplesmente desapareceu.

A causa mais provável é o aumento das temperaturas causado pelas mudanças climáticas. De acordo com pesquisadores responsáveis pelo projeto escolar, a ilhar de gelo teria derretido completamente nos últimos anos.

Superfície da ilha vinha diminuindo nas últimas medições

  • A Ilha Mesyatsev ficava localizada ao largo da costa da Ilha Eva-Liv, na Terra de Francisco José, um arquipélago russo de mais de 190 ilhas no Oceano Ártico.
  • Ela era essencialmente apenas um iceberg e teria se separado da ilha maior em algum momento antes de 1985.
  • De acordo com as medições realizadas, em 2010, a Ilha Mesyatsev tinha uma superfície de cerca de 1,1 milhão de metros quadrados.
  • No entanto, quando o grupo de jovens avaliou novas fotos de satélite tiradas em 12 de agosto deste ano, descobriu que a ilha tinha uma área de apenas 30 mil metros quadrados, uma redução de 99,7% em relação há 14 anos atrás.
  • Já em 3 de setembro, as últimas imagens revelaram que a ilha havia desaparecido completamente.
  • A descoberta foi anunciada em um comunicado da Sociedade Geográfica Russa.

    Você viu?

    Ir para o topo