EnglishEspañolPortuguês

Ilha Comprida (SP) recebe exposição sobre a fauna brasileira

11 de novembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), leva a Ilha Comprida a exposição Fauna Brasileira – Beleza e Conservação. Com entrada gratuita, a mostra entra em cartaz a partir de 22 de novembro na praça do Boqueirão Norte. A itinerância é feita em parceria com a ACAM Portinari e a prefeitura municipal, por meio do Departamento de Cultura.

Apesar da presença recorrente desse tema na mídia, ainda é grande o desconhecimento e a relativa indiferença ao alarmante processo de extinção. “Exposições como esta mostram como a arte – neste caso, a fotografia – pode ser utilizada para conscientizar o público sobre temas importantes”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

A exposição pretende mostrar, por meio do olhar de três importantes fotógrafos brasileiros – Haroldo Palo Jr., Luiz Claudio Marigo e Adriano Gambarini –, a importância da conservação da fauna silvestre e dos seus ecossistemas. Composta por ampliações de fotos e ilustrações, a mostra está dividida em três segmentos: Arte e Ciência, Fotografia e Fauna Brasileira e Ameaça e Preservação de Espécies.

Aberta à visitação 24h, até 21 de dezembro, a exposição faz parte das ações itinerantes do SISEM-SP que buscam levar a outros públicos, do interior e litoral, conteúdo artístico e cultural antes apenas encontrado na capital. Outras informações, pelo telefone (13) 3842-2124.

Serviço:
Exposição Fauna Brasileira – Beleza e Conservação
Período: de 22/11 a 21/12/2011
Local: Praça do Boqueirão Norte
Horário: 24h

Entrada: gratuita
Informações: (13) 3842-2124

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.cultura.sp.gov.br

ACAM Portinari

A Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, sete museus no interior de São Paulo pertencentes ao governo do Estado. Além do Museu Casa de Portinari, em Brodowski, a ACAM responde por instituições museológicas em Tupã e Campos do Jordão. A gestão compartilhada de museus atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Essas instituições parceiras, sem fins lucrativos, são chamadas Organizações Sociais. Elas foram criadas por lei em 1998. Para saber mais acesse www.acamportinari.org

Fonte: Diário de Iguape

Você viu?

Ir para o topo