Cinco iguanas e um camaleão foram abandonados em uma casa localizada na Rua Gilberto Studart, em Fortaleza. Segundo os vizinhos, os animais têm despertado o interesse de estranhos e alguns já chegaram a invadir a residência.
“Hoje eu vi um homem pular o muro, ele empurrou as iguanas na mangueira e pegou as mangas. Mas depois veio outro e ficou olhando pra elas”, conta Marilda Menescal, moradora do prédio localizado nos fundos da residência. Ela e outros vizinhos afirmam estar preocupados com a situação.
Marilda afirma que a casa pertencia a um português, mas foi vendida e os animais ficaram. “Uma das iguanas que estava na árvore caiu no nosso prédio. Meu filho a pegou e a soltou no Parque do Cocó”, disse.
A mulher disse ter acionado o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciops), mas foi orientada a procurar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama-CE). O órgão, no entanto, ainda não compareceu ao local.
Em contato com o G1, o chefe de fiscalização do Ibama-CE, Roufran Ribeiro, informou que a remoção dos animais deve ser realizada pelo o Comando de Policiamento Ambiental (CPMA). O G1 tentou contato, por telefone, com a CPMA, mas as ligações não foram atendidas.
Fonte: G1