Uma dieta livre de alimentos de origem animal está relacionada a uma menor quantidade de medicamentos prescritos a idosos, de acordo com um novo estudo publicado na revista médica American Journal of Lifestyle Medicine. Os pesquisadores do estudo investigaram a relação entre a dieta e a polifarmácia, que é quando alguém toma cinco ou mais medicamentos prescritos.
A polifarmácia envolve um prevalente risco de saúde em relação a idosos: efeitos colaterais potencialmente nocivos das interações entre os medicamentos ao serem tomados vários ao mesmo tempo. Os pesquisadores citam dados mostrando que indivíduos que tomam mais de cinco medicações por dia correm um risco 88% maior de eventos adversos em relação às drogas, assim como taxas de mortalidade mais elevadas. Eles levantam a hipótese de que uma dieta à base de vegetais e escolhas saudáveis de estilo de vida reduzem a quantidade de medicações necessárias e assim, reduzem o risco de efeitos colaterais relativos às receitas médicas.
Para a realização do estudo, foram coletados dados de 328 participantes de 60 ou mais anos através de questionários e avaliações no Loma Linda University Drayson Center em Loma Linda, CA, entre 2015 e 2016. Os resultados sugerem que uma dieta à base de vegetais reduz a quantidade de medicamentos tomados pelos mais velhos em 58% em relação aos consumidores de carne, mesmo após o ajuste de covariantes. Participantes vegetarianos também consumiam menos medicações do que consumidores de carne. O estudo descobriu que elevações de idade, índices de massa corporal, e presença de doenças sugerem um aumento na quantidade de medicações consumidas; porém, dietas à base de vegetais apresentaram a menor quantidade de associações medicamentosas ao longo da análise. O índice de massa corporal também mostrou uma relação positiva significante com a quantidade de medicações.
Os pesquisadores concluem que idosos que seguem uma dieta vegana ou vegetariana saudável protegem melhor suas saúdes. “Nossos resultados mostram que alimentar-se saudavelmente, especialmente de uma dieta vegana, pode levar a uma quantidade reduzida de comprimidos tomados, prevenindo o desenvolvimento de fatores de risco e/ou doença cardiovascular ou contribuindo no controle de tais condições”, dizem os autores do estudo.
Menos medicações é apenas um benefício de saúde de uma dieta à base de vegetais
A nova pesquisa se junta a um crescente acervo de evidência dos benefícios de se aderir a uma dieta vegana para pessoas de todas as idades, particularmente as mais abundantes em frutos inteiros e vegetais. Este ano, um estudo publicado na revista médica de urologia, Journal of Urology, encontrou evidência de que um consumo geral maior de alimentos à base de vegetais está associado a um risco menor de câncer de próstata em homens com menos de 65 anos.
Outro estudo, publicado na revista científica Foods, descobriu que carnes à base de vegetais têm um impacto positivo na saúde intestinal. O estudo aleatorizado e controlado descobriu que consumidores que comem apenas cinco refeições à base de vegetais por semana no lugar de pratos centrados em carne têm um aumento nos níveis de um grupo de bactérias produtoras de butirato, um ácido graxo que proporciona boa saúde digestiva e diminui inflamações para proteger contra doenças. Outro estudo conduzido pela Stanford University e publicado no American Journal of Clinical Nutrition também aponta que substituir a carne de base animal por carne à base de vegetais pode reduzir significativamente os níveis de colesterol LDL.
Além disso, para as mulheres em processo de menopausa, um estudo publicado mais cedo este ano na revista Menopause pela Sociedade Norte-Americana de Menopausa constata que uma dieta à base de vegetais rica em soja reduz ondas de calor moderadas-a-severas em 84%. Apesar de estimar-se que aproximadamente 80% das mulheres em menopausa sofrem de ondas de calor, a equipe de pesquisa descobriu que mulheres que seguem uma dieta à base de plantas que inclui produtos de soja contendo isoflavonas, como grãos de soja integrais, podem melhorar consideravelmente seus sintomas de menopausa.