Um idoso de 62 anos foi detido com armas de fogo e pássaros silvestres na tarde desse domingo (24) na Zona 6 em Maringá (PR). As apreensões das armas e das 23 aves foram realizadas pela Polícia Militar Ambiental (PMA) após uma denúncia anônima. Os policiais localizaram 23 pássaros silvestres da espécie Canário da Terra em viveiro e gaiolas no interior de um imóvel. O homem não possuía licença do Órgão Ambiental competente para manter as aves em cativeiro.
Segundo a PMA, durante a abordagem o detido ficou muito nervoso ao ser indagado pelos policiais sobre a existência de arma de fogo naquele local. O idoso acabou confessando o esconderijo de duas espingardas sem registro. Uma delas de calibre .28 e a outra era uma cartucheira de calibre .12. Além de munições intactas e deflagradas.
Diante dos fatos, o idoso foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Maringá.
O detido deverá responder pelos crimes de Posse Ilegal de Arma de Fogo, segundo o Estatuto do Desarmamento e por Crime Ambiental, conforme a lei 9605/98.
As aves apreendidas devem passar por avaliação de um biólogo e serão devolvidas à natureza se estiverem em boas condições de saúde.
Fonte: O diário