Um idoso de 77 anos que cuida sozinho de mais de 60 cães em Parnaíba, no litoral do Piauí, agora conta com a ajuda de uma corrente solidária formada por voluntários e defensores da causa animal. Ele sofreu um acidente, ficou internado por mais de oito dias e, com uma tipoia no braço, enfrenta limitações para cuidar dos bichos.
Em uma casa modesta, Carlos Alberto divide espaço com dezenas de cachorros. Quase todo o benefício social que recebe é investido na alimentação dos cães. O acidente aconteceu, inclusive, quando saiu para comprar comida para os animais.
“Agora mesmo recebi, paguei R$ 150 no mercado, dei R$ 150 para outro e fiquei com o restante”, conta o idoso.
Enquanto esteve internado, algumas publicações feitas nas redes sociais alegaram que os cães foram abandonados. Carlos, no entanto, nega e afirma que sua filha deixou comida para os bichos na sua ausência.
A repercussão da história inspirou voluntários a irem à casa do idoso e auxiliarem na alimentação e imunização dos cachorros. Uma das ajudas veio da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI).
“As pessoas estão aqui cuidando dos animais, dando água e comida, mas também precisamos de uma grande empresa para fazer uma limpeza geral no ambiente. Seu Carlos está limitado, apenas com um dos braços disponível, tem idade avançada. É uma questão social, além da causa animal”, aponta a advogada Dhulliany Fontenele.
Mesmo com todas as dificuldades, Carlos Alberto prefere ficar com os cães, ao menos os mais antigos.
“Podem levar os filhotes, mas os grandes não se acostumam com ninguém além de mim”, disse.
Fonte: G1