Um idoso foi filmado abandonando uma gata debilitada, em um saco de lixo, em uma praça de São Vicente, no litoral de São Paulo. O animal foi resgatado e internado no Hospital Viva Bicho, em Santos (SP). A Polícia Civil investiga o caso.
Conforme apurado pelo g1, o animal foi descoberto dentro do saco de lixo por moradores do bairro Cidade Náutica, que ouviram os miados na praça. Na ocasião, o suspeito teria tentado se aproximar do grupo de pessoas, fingindo não saber o que estava acontecendo.
Segundo uma testemunha, o homem colocou a gata em outra sacola e a transportou até um pet shop na cidade. O estabelecimento estava fora do horário de funcionamento e, ainda de acordo com o relato, o animal foi abandonado pela segunda vez.
Conforme registrado em boletim de ocorrência, uma pessoa não identificada pegou a gata do pet shop e o levou até uma protetora de animais na cidade, que entrou em contato com a presidente do Instituto Eliseu, Leila Abreu. A gatinha foi internada no Hospital Viva Bicho, que pertence ao instituto.
Ao g1, Leila disse que a gata recebeu o nome de Life. Segundo ela, o animal chegou ao hospital com comprometimento neurológico e parece ter sido vítima de agressões. “Com convulsões, sem se mexer, hipotérmica, cheia de pulgas e totalmente desidratada”, disse a presidente do instituto.
Ainda segundo Leila, a gata está bem, comendo e ficando em pé. O estado de Life, de acordo com ela, mostra que o idoso tentou matá-lo.
Suspeito
Um boletim de ocorrência sobre o caso, que ocorreu na quarta-feira (03/09), foi registrado pela diretora do Departamento dos Maus-tratos da Secretaria do Bem-estar Animal de São Vicente (SP). Ela afirmou à polícia que recebeu a denúncia sobre o idoso ter abandonado o animal em um saco preto.
De acordo com o registro, a diretora do departamento foi até a casa do idoso, que negou ter abandonado o animal no saco. No entanto, ainda segundo o BO, ela conversou com um vizinho que confirmou o envolvimento do homem.
O g1 não localizou o idoso até a publicação desta reportagem.
Prefeitura e polícia
Em nota, a Prefeitura de São Vicente informou, por meio da Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebem), que o animal foi resgatado e encaminhado a uma ONG especializada em acolhimento. A pasta registrou boletim de ocorrência com todas as informações colhidas.
O caso foi registrado no 2° Distrito Policial da cidade como “meio ambiente – praticar ato de abuso a animais”, onde é investigado.
O g1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), em busca de mais detalhes sobre o caso, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Fonte: G1