EnglishEspañolPortuguês

CRUELDADE

Idoso abandona gata debilitada dentro de saco de lixo em praça no litoral de SP

Polícia Civil investiga caso que ocorreu no bairro Cidade Náutica, em São Vicente (SP). Animal foi resgatado e internado no Hospital Viva Bicho, em Santos (SP).

11 de setembro de 2025
Brenda Bento
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Um idoso foi filmado abandonando uma gata debilitada, em um saco de lixo, em uma praça de São Vicente, no litoral de São Paulo. O animal foi resgatado e internado no Hospital Viva Bicho, em Santos (SP). A Polícia Civil investiga o caso.

Conforme apurado pelo g1, o animal foi descoberto dentro do saco de lixo por moradores do bairro Cidade Náutica, que ouviram os miados na praça. Na ocasião, o suspeito teria tentado se aproximar do grupo de pessoas, fingindo não saber o que estava acontecendo.

Segundo uma testemunha, o homem colocou a gata em outra sacola e a transportou até um pet shop na cidade. O estabelecimento estava fora do horário de funcionamento e, ainda de acordo com o relato, o animal foi abandonado pela segunda vez.

Conforme registrado em boletim de ocorrência, uma pessoa não identificada pegou a gata do pet shop e o levou até uma protetora de animais na cidade, que entrou em contato com a presidente do Instituto Eliseu, Leila Abreu. A gatinha foi internada no Hospital Viva Bicho, que pertence ao instituto.

Ao g1, Leila disse que a gata recebeu o nome de Life. Segundo ela, o animal chegou ao hospital com comprometimento neurológico e parece ter sido vítima de agressões. “Com convulsões, sem se mexer, hipotérmica, cheia de pulgas e totalmente desidratada”, disse a presidente do instituto.

Ainda segundo Leila, a gata está bem, comendo e ficando em pé. O estado de Life, de acordo com ela, mostra que o idoso tentou matá-lo.

Suspeito

Um boletim de ocorrência sobre o caso, que ocorreu na quarta-feira (03/09), foi registrado pela diretora do Departamento dos Maus-tratos da Secretaria do Bem-estar Animal de São Vicente (SP). Ela afirmou à polícia que recebeu a denúncia sobre o idoso ter abandonado o animal em um saco preto.

De acordo com o registro, a diretora do departamento foi até a casa do idoso, que negou ter abandonado o animal no saco. No entanto, ainda segundo o BO, ela conversou com um vizinho que confirmou o envolvimento do homem.

O g1 não localizou o idoso até a publicação desta reportagem.

Prefeitura e polícia

Em nota, a Prefeitura de São Vicente informou, por meio da Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebem), que o animal foi resgatado e encaminhado a uma ONG especializada em acolhimento. A pasta registrou boletim de ocorrência com todas as informações colhidas.

O caso foi registrado no 2° Distrito Policial da cidade como “meio ambiente – praticar ato de abuso a animais”, onde é investigado.

O g1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), em busca de mais detalhes sobre o caso, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo