A russa Galina Voskovykh, de 65 anos, virou heroína ao se jogar em um lago congelado para salvar um cão. A mulher não teve dúvidas quando viu um cachorro da raça husky preso em um lago congelado.
O caso aconteceu no dia 6 de fevereiro, enquanto ela caminhava com amigos, perto da água, na região de Oblast de Voronej. Enquanto andava, Voskovykh ouviu o choro desesperado do animal e, ao avistá-lo, se despiu e ficou apenas com as roupas de baixo para pular no lago, onde nadou em direção ao cachorro.
Ela conseguiu levar o animal até uma das extremidades e deu um empurrãozinho para que ele conseguisse subir de volta ao solo
“Eu não pensei duas vezes, simplesmente tirei a roupa e pulei na água. Havia muito gelo, por causa disso o cachorro não conseguia sair de lá. Eu ajudei quebrando o gelo com o meu corpo”, contou ela, em entrevista ao portal de notícias russo Gazeta.Ru.
Assim que saiu da água, ela induziu o animal a acompanhá-la em uma breve corrida, para que o animal pudesse se aquecer e diminuir o risco de hipotermia. Conforme o relato, algum tempo depois, o husky seguiu um homem, provavelmente o tutor.
Não foi a primeira vez que Voskovykh nadou em águas geladas. Isso porque praticar natação em locais com temperaturas congelantes era um hábito dela até a chegada da pandemia da Covid-19.
Mesmo sendo experiente com esse tipo de situação, ela recebeu críticas nas redes sociais, pois alguns usuários que viram o vídeo apontaram a atitude de mergulhar no lago como “perigosa”.
A mulher saiu da água com alguns pequenos cortes e hematomas, sem qualquer arrependimento e considerando o episódio como algo corriqueiro. “Não, eu não me considero uma heroína. Acho que qualquer um faria o mesmo”, afirmou.