Um espaço de cinco hectares de muito verde e bela paisagem. Assim, é o Sítio Tangara, em Guaramiranga (CE). Adquirido há sete anos pela contadora Eveline Oliveira Viana, o local é, também, um comedouro de pássaros em liberdade. Ontem, o Ibama realizou mais uma soltura de aves. Foram 30 animais, que tinham sido apreendidos.
Eveline contou que a primeira foi realizada no início deste ano e mais de 100 pássaros foram soltos. Segundo o Ibama, entre as espécies soltas estão: currupião, sanhaçu azul, sanhaçu macaco, para arroz, sabiá laranjeira, sabiá de barranco, sabiá bico de osso, periquito de cara amarela, graúna, galo de campina.
“Logo quando adquiri o sítio, resolvi transformá-lo em um local de preservação. Já são mais de 40 espécies de aves catalogadas”, disse ela. Em 2007, a contadora entrou em contato com o Ibama e solicitou o registro do sítio para soltura. “Eles tiveram que avaliar e deram uma resposta positiva”.
Os animais ficam soltos e aparecem para comer. “Pelo menos três vezes ao dia o caseiro coloca 150 bananas, além de mamão, abacate e alpiste”. Dentre as espécies que aparecem por lá estão: sabiá, laranjeira, galo campina, pica pau do topete amarelo, tangara. “Até o tucaninho da serra, que é arisco, já chegou a descer”.
Fonte: Diário do Nordeste