EnglishEspañolPortuguês

Ibama realiza soltura de 10 tucanos na natureza, em GO

1 de fevereiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

(Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (01), Às 09hmin, o Centro de Triagem de Animais Silvestre – CETAS/Ibama-GO realizou soltura de 10 tucanos toco (Ramphastos toco), em Cocalzinho de Goiás, na área de soltura do Hotel Fazenda Cabanas dos Pirineus localizado na BR 414, km 15, próximo as cidades históricas de Corumbá de Goiás e Pirenópolis, a 108 km de Brasília e 100 km de Goiânia.

A reintrodução dos 10 (dez) tucanos ocorreu nessa região por ser área de ocorrência dessa espécie. Esse grupo foi formado desde dezembro passado quando deram entrada nas dependências do CETAS/GO.  Dos 10 tucanos, 05 (cinco) são filhotes, sendo que 03 (três) foram apreendidos em Pernambuco, 01 (um) resgatado pelos bombeiros em Trindade-GO e o outro proveniente de Itumbiara, por entrega espontânea. Dentre os 05 (cinco) adultos, 01 (um) foi apreendido, 02 (dois) resgatados na Região Metropolitana de Goiânia e os outros dois foram por entrega espontânea, oriundos de Abadiânia-GO e Anápolis-GO.

Após passarem pela triagem de biólogos, verificou-se a possibilidade de soltura, sendo então deslocados para área parceira do Ibama-GO. Hoje, em geral, apresentam comportamento mais arredio com exceção de dois filhotes que se aproximam na hora do trato. Além disso, foi possível notar a comportamento de cortejo e formação de dois casais entre os filhotes.

Primeiramente, foi realizado levantamento de fauna na região e observada a incidência de tucanos.  Com a permanência dos mesmos nos viveiros, verificou-se o aumento dessas aves na propriedade, visto que elas por curiosidade foram se aproximando pelo chamado dos que se preparam para a soltura.

Após soltura, uma equipe de biólogos realizará o monitoramento dos tucanos soltos por cerca de 10 (dez) dias a fim de verificar se a aptidão para o vôo, defesa de predadores, a busca por alimentos treinadas em cativeiro condizem com o comportamento necessário para viver na natureza.

No ano passado, nesta mesma propriedade foi realizada soltura de araras Canindé (Ara ararauna) e Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla).

A equipe do Ibama-GO e voluntários envolvidos com este projeto têm realizado visitas às propriedades do entorno da área de soltura, informando sobre o mesmo, buscando sensibilizar a população para as questões ligadas a animais silvestres, tais como a importância do animal em seu habitat, as conseqüências do comércio ilegal e a manutenção de animais em cativeiro sem autorização.

Você viu?

Ir para o topo